O deputado federal Danilo Forte (União-CE) participou nesta quarta-feira (15) da sessão solene realizada no Congresso Nacional em comemoração aos 85 anos do Grupo J. Macêdo, uma das maiores empresas do setor alimentício brasileiro.
Em seu pronunciamento, Forte destacou a trajetória do fundador José Dias de Macêdo como um exemplo inspirador de superação e empreendedorismo que deve ser seguido pelas novas gerações. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Ceará e teve a coragem de enfrentar as adversidades de uma das regiões mais pobres do país para construir um império empresarial de reconhecimento nacional e internacional.
“Exemplos como o de José Dias Macêdo são exemplos que precisam ser seguidos. Homenagens como essa precisam ser, inclusive, cada vez mais divulgadas, porque servem de estímulo para essas novas gerações”, afirmou o parlamentar.
Pioneirismo que transformou o Ceará
Macêdo fundou o primeiro frigorífico industrial, a primeira cervejaria do Ceará, as primeiras fábricas de transformadores (CEMAG) e de pneus do Nordeste. Em seu discurso, o deputado destacou que trabalhar na CEMAG era “um grande sonho” dos estudantes de engenharia da Universidade Federal do Ceará em sua época.
“A CEMAG foi uma empresa pioneira na construção de transformadores e, com certeza, nessa continuidade hoje, seria uma das prioritárias no que diz respeito ao advento das baterias, que vai dar perenidade a toda essa geração de energia que hoje o Nordeste tem”, destacou Forte, relacionando o legado da empresa às oportunidades atuais no setor de energia renovável.
Legado e geração de empregos
O Grupo J. Macêdo, que começou com um moinho de trigo em Fortaleza, hoje é líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo, misturas para bolos e uma das marcas mais importantes de massas do país, com produtos como Dona Benta, Sol, Petybon e Brandini. A empresa emprega aproximadamente 4 mil trabalhadores e está presente no dia a dia dos brasileiros.
Ao finalizar seu pronunciamento, Danilo Forte citou Pasqual Barroso para afirmar que “o diferencial do Ceará são os cearenses”, declarando orgulho de ser da mesma terra que José Dias de Macêdo. O fundador do Grupo J. Macêdo faleceu em dezembro de 2018, aos 99 anos, deixando um legado de pioneirismo, inovação e compromisso social que continua, na terceira geração, a inspirar empreendedores cearenses.