Danilo Forte foi um dos únicos a defender o consumidor e votar contra aumento da conta de luz
Votos de deputados federais e de senadora do Ceará contribuíram para derrubada de veto presidencial e podem provocar alta nas tarifas de energia
Em uma votação decisiva no Congresso Nacional, a maioria da bancada cearense ajudou a derrubar vetos presidenciais que, segundo especialistas, devem provocar aumento na conta de luz dos brasileiros. Apenas dois deputados federais do Ceará — Danilo Forte (União Brasil) e Célio Studart (PSD) — votaram contra a derrubada dos vetos e em defesa do consumidor.
“Era uma votação que exigia responsabilidade. Cada benefício artificial aprovado para o setor elétrico termina sendo pago pelo cidadão. Minha posição foi clara: proteger o consumidor cearense e brasileiro de mais um aumento na tarifa”, afirmou Danilo Forte, que é membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara e um dos parlamentares mais atuantes em pautas de energia.
A decisão foi criticada por entidades do setor produtivo e por associações de defesa do consumidor, que alertam para o impacto direto no orçamento das famílias. O Ceará já possui uma das tarifas de energia mais caras do país.
Com a derrubada dos vetos, novos encargos devem ser repassados aos consumidores. Danilo Forte reforça que o Parlamento deve buscar soluções sustentáveis para o setor: “Em um momento de alta no custo de vida, não podemos onerar ainda mais a população. Nossa missão é garantir equilíbrio e responsabilidade.”