Danilo Forte fala em união de todo o país para a recuperação da região
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) mobilizam o país inteiro em busca de alternativas para recuperar a região. O deputado federal Danilo Forte (União-CE), que entende ser um trauma perder a infraestrutura urbana, com as cidades necessitando de drenagem, aprofundamento dos leitos dos rios e escoamento das águas, irá apresentar, nesta segunda-feira (6), medidas que visam maiores auxílios ao estado.
“Vou apresentar três proposições no Congresso Nacional. Precisamos agilizar a derrubada do veto com relação aos recursos de emendas da Comissão de Desenvolvimento Regional, podendo aportar dinheiro para investimento da recuperação do Sul. Faremos um requerimento junto a Itaipu Binacional, para que ela possa colocar no seu programa de recuperação socioambiental a priorização da recuperação de obras do RS. Há também recursos da Eletrobras, que com a privatização, foram previstos meios para infraestrutura, que nunca foram liberados, então está se acumulando e dá mais de R$ 700 milhões por ano. Esse valor poderia ser providenciado, dando investimento de conforto ao Rio Grande do Sul. São iniciativas do Congresso que fortalecem, e dão ao Brasil um sentimento de nação”, destacou.
Forte afirma, ainda, que as chuvas apresentam semelhança com a seca vivida pelo Nordeste. “O problema do Rio Grande do Sul está traumatizando todo o Brasil. Parece até quando vivíamos o momento da seca no Nordeste e o Brasil se sensibilizava em ajudas pontuais para acudir o povo. E agora é hora do Brasil se voltar para ajudar os gaúchos e para recuperar toda a infraestrutura que foi danificada com esse absurdo das inundações. Todos os brasileiros precisam se unir neste momento de dor do povo gaúcho”, disse.