loader image

Notícias

#Lembranças: O papel estratégico de Danilo Forte na modernização da Gestão Hospitalar brasileira

Em seu primeiro mandato como Deputado Federal, Danilo Forte já buscava soluções permanentes

A história dos hospitais universitários federais no Brasil é marcada por décadas de sucateamento, recursos insuficientes e crises recorrentes que resultavam em greves frequentes e deterioração da qualidade assistencial. No entanto, essa realidade mudou, quando foi criada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), fruto da relatoria do deputado federal Danilo Forte. Hoje, hospitais como o Walter Cantídio, no Ceará, se consolidaram como centros de excelência e referências nacionais e internacionais.

Até o final dos anos 2000, os hospitais universitários federais enfrentavam desafios estruturais, financeiros e de gestão que comprometiam sua capacidade de atender adequadamente a população. Essas instituições mantinham vínculos contratuais considerados irregulares com entidades filantrópicas e fundações de apoio, caracterizados pela precarização das relações trabalhistas e pela fragilidade administrativa. “Com a empresa, conseguimos colocar ordem e investimento. Hoje temos um modelo exemplar”, defende o parlamentar. 

A MP injetou R$1,3 bilhão a mais em recursos de custeio dos hospitais universitários. Durante audiências públicas sobre o tema, Danilo Forte, que presidiu a Funasa de 2007 a 2010, defendeu a importância da modernização administrativa, garantindo que o projeto não representaria privatização, mas sim profissionalização da gestão com manutenção da autonomia universitária. 

A implementação do modelo de gestão da EBSERH nos hospitais universitários gerou melhorias significativas de performance, especialmente em instituições da Região Nordeste que apresentavam maior nível de insuficiência de recursos físicos, financeiros e de infraestrutura organizacional.  A nova gestão promoveu reformulação da divisão de gestão de pessoas, aumento de pessoal qualificado, implantação de equipamentos de tecnologia da informação e estruturação dos hospitais em uma lógica de rede interorganizacional, capaz de promover sinergia, intercâmbio de conhecimento e planejamento conjunto de compras públicas. Atualmente, a rede de hospitais universitários do Brasil é formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades federais, sendo que 40 deles possuem contrato com a gestão EBSERH.

Compartilhe:

Notícias

Trabalhando forte pelo Ceará

O deputado federal Danilo Forte (União-CE) aproveitou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça (2), para defender a derrubada dos vetos…
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE), deputado federal Danilo Forte (União-CE), defendeu, nesta quarta-feira (17), a necessidade de trazer…
plugins premium WordPress