O Governo Federal anunciou que o Presidente da República assinará hoje, às 16h, em cerimônia no Palácio do Planalto, uma Medida Provisória (MP) que tratará do Setor Elétrico, permitindo a redução de tarifas dos consumidores finais de energia elétrica e incentivando o investimento em energias renováveis, especialmente no Nordeste brasileiro.
A medida que incentiva as energias renováveis permite que empreendimentos de geração tenham mais tempo para entrar em operação, concatenando tais usinas com as linhas de transmissão que entrarão no futuro. Essa medida permitirá que investimentos em torno de R$ 169 bilhões de reais sejam feitos pela iniciativa privada, o que deve gerar por volta de 400 mil empregos.
A outra medida pretende utilizar recursos do próprio setor elétrico para reduzir os custos das constas de luz do consumidor brasileiro.
O deputado Danilo Forte (União-CE) foi um dos protagonistas na luta pela edição dessa MP que, não obstante beneficiar todo o Brasil, beneficiará muito fortemente o Nordeste brasileiro, já que essa região é o berço das energias renováveis no país, e essa medida criará muitos empregos.