segunda-feira, agosto 8, 2022
spot_img
HomeEducaçãoUFC inaugura Campus Jardins de Anita, em Itapajé

UFC inaugura Campus Jardins de Anita, em Itapajé

Quote on blocks:

A Universidade Federal do Ceará acaba de entregar ao povo cearense mais um de seus ambientes: o Campus Jardins de Anita, localizado no município de Itapajé, a 130 quilômetros de Fortaleza. A nova unidade acadêmica, cujas atividades serão iniciadas no semestre 2021.2, com princípio previsto para 27 de setembro, foi inaugurada nesta sexta-feira (27) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, com a presença de outras autoridades acadêmicas e de Estado, contemplando as esferas municipal, estadual e federal.

Iniciada com apresentação da Banda Municipal de Itapajé, a solenidade foi aberta com a fala do Prof. Márcio Veras Corrêa, que presidiu a comissão de instalação do campus e o assume agora na condição de diretor. Ele qualificou o momento como um marco significativo para a história não somente de Itapajé e do Ceará, mas também da ciência e da educação brasileiras. Ele disse que “a instalação da UFC na região traz esperança à geração que ingressa agora na vida universitária e vislumbra na educação o caminho para o desenvolvimento pessoal e das pessoas no entorno”.

O diretor fez menção à memória do empresário José Maria de Souza Melo, doador do terreno que abriga o campus, qualificando-o como “visionário e sensível em relação às necessidades da cidade em que nasceu”. “Hoje, vemos a materialidade deste sonho. Na gestão atual, esse projeto ganhou novo impulso, permitindo alcançar o objetivo de iniciar as atividades educacionais com o padrão de excelência amplamente reconhecido da UFC”, frisou o novo dirigente, destacando o modo colaborativo com que foi construída a proposta pedagógica do campus e o empenho de diversos atores políticos, empresariais e educacionais envolvidos.

O ministro Milton Ribeiro elogiou os esforços da administração superior da Universidade e de todos os parlamentares federais do Ceará que se envolveram, direta e indiretamente, no projeto de trazer para a região “uma academia do nível universitário que tem a UFC, tão bem conceituada”. Ele citou a importância de formar e reter profissionais de alta qualificação em cidades de pequeno e médio portes como mecanismo propulsor da prosperidade local. “A chegada da Universidade faz com que o jovem não seja obrigado a sair da cidade. Tendo oportunidade no Interior, ele se estabelece aqui, outros de fora são atraídos e isso vai agregando valor e desenvolvimento ao município”, sintetizou.

O ministro da Educação apontou ainda como um dos pontos-chave da expansão da UFC a gestão responsável. “A visão empreendedora da Reitoria e a ajuda dos parlamentares da região possibilitou unir forças para que isso se tornasse realidade. Agora, é só abrir as portas e receber os primeiros estudantes”.

Representando a família de José Maria de Souza Melo, Luiz Carlos Ávila de Souza agradeceu a presença do ministro e das demais autoridades na cidade, e afirmou ser uma grande alegria para os familiares ver o desejo de José Maria ganhar contornos concretos. “O meu irmão, a cada vez que vinha à nossa cidade, reforçava a ideia de que o melhor que ele faria pela nossa terra seria ajudar a instruir as pessoas. Então, quando doou para a UFC o terreno, foi por estar muito comprometido com o conhecimento e com a educação”, relembrou o irmão do empresário.

O reitor Cândido Albuquerque salientou, em seu discurso, que a presença da UFC em Itapajé agregará uma capacidade de crescimento incalculável para a região. “Estamos aqui falando da economia do conhecimento. A região está se vocacionando para uma industrialização e precisa de mão de obra especializada. Logo, a Universidade atende a esses anseios, qualificando as pessoas daqui mesmo para ocuparem esses cargos”, disse.

Um dentre os vários parlamentares presentes, Danilo Forte é filho de Itapajé e relembrou que, como ele mesmo fez, muitos estudantes do Interior precisavam ir a Fortaleza em busca de qualificação. “Na casa da minha mãe mesmo já chegamos a ter 14 amigos itapajeenses morando, e todos tinham ido lá estudar. Por isso, sempre me empenhei na luta de trazer o campus para cá. Agora, é oportunidade para a juventude, com sua alegria, sua rebeldia, sua visão de futuro, fazer o que a gente não fez lá atrás”, afirmou o deputado federal.

No ano de 2012, enquanto relator do Orçamento da União na Câmara dos Deputados, empenhei recursos para a construção de um Campus da UFC em Itapajé, uma luta antiga da população, e desde então uma série de capítulos foram se sucedendo, para que nesse dia 27 de agosto pudéssemos comemorar esta grande conquista.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here