segunda-feira, agosto 8, 2022
spot_img
HomeEducaçãoEducação: ferramenta para o desenvolvimento

Educação: ferramenta para o desenvolvimento

O desenvolvimento é a resultante da combinação de políticas públicas que deve ter como objetivo a melhoria da vida da população. Entre elas, destacam-se as ligadas à educação, o
mais poderoso instrumento de transformação social – dado seu potencial de gerar crescimento econômico justo e sustentável. Os países com melhor IDH são os que mais investem na área, mas o ato de bem educar traz outros valiosos ganhos.

Quem melhor educa, gasta menos com saúde, tem menor criminalidade e gera ambiente favorável ao processo de criatividade e inovação – que traz desenvolvimento tecnológico e faz a economia progredir com e ciência. Temos baixos níveis educacionais, desigualdades sociais e desqualificação de mão de obra, o que indica falhas na articulação entre demandas econômicas e políticas educacionais.

Temos escolas de excelência em profusão mas ainda não transformamos a escola pú-
blica, onde há problemas de qualidade, evasão, distorção série-idade e analfabetismo funcional que limitam a formação dos futuros profissionais.

É preciso instrumentalizar o conhecimento, permitindo a conversão da teoria em atitudes e técnicas de trabalho que resolvam problemas. Pessoas mais qualificados produzem mais, aumentam o potencial econômico do país e a geração de emprego e renda, mas, infelizmente, nossa produtividade não avança há três décadas – em parte por falhas na educação. Educar com qualidade e dar formação profissional capaz de preparar jovens para empreender ou para entrar no mercado de trabalho é essencial. Precisamos criar novas propostas de produção de conhecimento e novas estratégias e metodologias
de ensino, para melhor preparar a juventude para o futuro.

Seguirei lutando em favor do ensino de nossa terra, gerando valiosos frutos, como mostra o horizonte que abrimos, para milhares de jovens, com o início das atividades do campus da UFC em Itapajé. Esta vitória, em sintonia com os avanços globais da Tecnologia da Informação, fará a revolução técnico-científica informacional da região, coroando nosso trabalho. Como tenho dito, vamos transformar a região do Vale do Curu no Vale do Silício brasileiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here