Danilo apregoa otimismo com chegada da UFC durante encontro dos filhos de Itapajé em Fortaleza

Postado por Erivelton Melo em 05/dez/2017 - Sem Comentários

Ocorreu no último domingo (3), na cidade de Fortaleza, o 5º Encontro dos Filhos e Amigos de Itapajé. O evento congrega membros da colônia itapajeense na cidade de Fortaleza, filhos de nossa cidade que moram em outros estados e até em outros países, além de itapajeenses residentes no nosso município. Neste ano a confraternização ocorreu no clube Kukukaya e contou com grande participação. Dentre muitas figuras ilustres estiveram presentes o Deputado Federal Danilo Forte e o Diretor-Presidente do Grupo Atitude Empreendimentos, Dr. Bastos. Os convidados puderam desfrutar de boa comida, apresentações musicais, com destaque para banda de forró pé-de-serra e apresentação da escola de música da ONG Movamu’s. Esse também foi um momento para que filhos ilustres de Itapajé discutissem, em tom suprapartidário, os rumos do desenvolvimento local com exposição de ideias e sugestões. A organização da festa foi coordenada pelo professor Tarcísio Ferreira.

Veja a íntegra da fala do parlamentar durante o evento:

Boa tarde Itapajé!

É muito bom a gente poder encontrar amigos. E eu não vou nem dizer ‘velhos amigos’, porque não existem velhos amigos. Ou são amigos ou não são amigos.

E a história fez com que nós pudéssemos estar aqui. Hoje aqui confraternizamos se encontrando, se familiarizando com os momentos que cada um vive, cada um na sua atividade, mas tem uma unidade. A unidade é a referência, a história, são as nossas famílias que se harmonizavam em uma cidade pequena, uma cidade quase provinciana, que tinha na atividade agrícola, principalmente do algodão, o seu sustento e tudo isso mudou. Mudou radicalmente. Primeiro porque a cultura do algodão no Estado do Ceará se foi. E junto com ela se foi a Usina Gomes, foi a Copita e junto com ela foram também vários sonhos que estavam plantados naquele momento, mas uma juventude bravia naquele momento buscou exatamente alternativas e hoje nós temos referências, graças a Deus, em todas as atividades do Estado do Ceará.

O trabalho desenvolvido pela equipe que coordenou esse evento, o Tarcísio e a Ângela, é um trabalho importante porque busca exatamente confraternizar com a família que não pôde ficar distante. O apoio que o Bastos deu tem a referência hoje nossa muito importante no estado do Ceará, não só pelo papel intelectual como médico, mas inclusive como um grande dirigente da Unimed Ceará que é uma referência para a Unimed do Brasil inteiro. E também com todos que estão aqui compartilhando desse momento, que eu não vou citar nomes porque é muito gente, mas só reconhecer que é dessa forma que a gente busca mudar. E as mudanças estão acontecendo. Em um passado recente o Itapajé tem se reencontrado com o crescimento e com o desenvolvimento, com a reimplantação da Caixa Econômica Federal, a implantação da agência do Banco do Nordeste, a interligação agora com a Uruburetama que é um sonho antigo, né? Que está ficando bonita a estrada, o próprio açude lá do Itapajé que hoje é muito importante para a sustentabilidade do abastecimento de água da cidade, que até bem pouco tempo atrás a gente se lembrava muito bem que em um período de seca como esse que o Ceará está vivendo a sede do município também sofria muito junto com o sertão e tudo fruto exatamente dessa busca de unidade que a gente tem procurado fazer. Eu acho que indiferente das coisas partidárias, indiferente dos sentimentos que cada um possa guardar consigo com relação a religião ou time de futebol, nada pode nos dividir, nada pode fazer com que pensemos pequeno do ponto de vista do egoísmo pessoal, mas que a gente possa exatamente se harmonizar como uma grande família tendo um foco, tendo exatamente uma referência. E a referência que nos faz a todos felizes é exatamente o nosso município. É o nosso município que buscar uma paz que precisa nesse momento ter uma segurança maior. Itapajé tem sofrido com o crescimento da violência, não só lá, mas no Brasil inteiro. E tem, inclusive, um compromisso do governador Camilo Santana em colocar uma guarnição do BP Raio no município agora na virada do ano.

E o grande sonho e a grande mudança do Itapajé que advirá com a implantação da Universidade Federal do Ceará. A Universidade Federal do Ceará hoje é uma referência no Brasil inteiro. É a melhor universidade pública de todo o Nordeste brasileiro. Nós vamos iniciar se Deus quiser, no segundo semestre do ano que vem já com cinco turmas e cinco cursos diferentes. E esse é o compromisso do atual ministro da Educação, Mendonça Filho, exatamente no sentido de garantir que aquele legado extraordinário do filho de Itapajé, que situou o município. E o ideal é que todos possam fazer isso, inclusive porque é uma característica da cultura americana. Aqueles que tem um desempenho econômico, trazem consigo e conseguem acumular riqueza, geralmente dando ao seu município e a sua região um reconhecimento. E nós não podemos deixar aqui de ressaltar, né? O legado, a história, o papel e colaborativo que Zé Maria Melo deu ao município de Itapajé. Ele conseguiu transformar aquele sonho dele em realidade em cima de uma luta pela qual eu tenho priorizado o meu papel como deputado federal e tenho oportunizado a todo o momento exatamente buscar que esse sonho seja a grande ação transformadora da universidade. Porque eu não tenho dúvidas de que o Itapajé será outro pela dimensão, pelo tamanho, pela grandeza que significa ter campus universitário.

E sonhar. Sonhar é sempre importante. E que a gente possa sonhar com um Itapajé ainda mais industrializado, um Itapajé ainda mais capacitado, e que aquela juventude que está lá hoje, que tem uma formação muito boa na escola Adriano Nobre possa inclusive fazer faculdade em Itapajé, possa propiciar aos filhos mais humildes do município a oportunidade que nós tivemos de estar aqui hoje exatamente buscando essa confraternização. Que Deus nos proteja e que a gente possa continuar essa grande caminhada. E como vocês sabem, na minha raça é difícil desistir, graças a Deus mamãe está aí com 102 anos agora no dia 27 de dezembro e eu espero que todos nós consigamos também garantir essa longevidade que é uma característica muito importante da família itapajeense.

Viva o Itapajé e viva nós

 

Com informações do Blog do Maycon Rios

0 Comentários

Deixe o seu comentário!